O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) começa na infância, mas muitos pacientes só receberão esse diagnóstico na idade adulta. A doença é causada por alterações na região cerebral que controla a atenção e os impulsos nos seres humanos: o lobo frontal.

Os portadores do transtorno exibem um padrão desatenção e/ou de hiperatividade-impulsividade com características que podem variar com a faixa etária. No TDAH adulto, não são incomuns os problemas com rotina, os atrasos, os divórcios, os erros por distração, a procrastinação, as perdas de objetos e as dificuldades de engajamento em tarefas que envolvam esforço mental continuado.

O rendimento abaixo da capacidade intelectual pode resultar em significativo comprometimento da autoestima entre esses indivíduos.

O tratamento envolve a adoção de medidas comportamentais e o uso de medicamentos. A prática recorrente de exercícios, a utilização da agendas e o hábito de usar relógios ou alarmes são algumas das estratégias que podem ajudar os pacientes com TDAH.