Dra. Nadimme

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO ADULTO (TDAH)

18 outubro, 2020


O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) começa na infância, mas muitos pacientes só receberão esse diagnóstico na idade adulta. A doença é causada por alterações na região cerebral que controla a atenção e os impulsos nos seres humanos: o lobo frontal.

Os portadores do transtorno exibem um padrão desatenção e/ou de hiperatividade-impulsividade com características que podem variar com a faixa etária. No TDAH adulto, não são incomuns os problemas com rotina, os atrasos, os divórcios, os erros por distração, a procrastinação, as perdas de objetos e as dificuldades de engajamento em tarefas que envolvam esforço mental continuado.

O rendimento abaixo da capacidade intelectual pode resultar em significativo comprometimento da autoestima entre esses indivíduos.

O tratamento envolve a adoção de medidas comportamentais e o uso de medicamentos. A prática recorrente de exercícios, a utilização da agendas e o hábito de usar relógios ou alarmes são algumas das estratégias que podem ajudar os pacientes com TDAH.

 

Consultório tour 🩺🧠🎶

22 agosto, 2020


 

Em quanto tempo devo retornar, Dra?

2 agosto, 2020



Voltei. 


E não foi para revelar que aprendi a diferença entre chás e rooibos.


Estou aqui para conversar sobre o intervalo ideal entre as consultas com o médico psiquiatra. 


No princípio, boa parte dos pacientes precisa retornar em um 1 mês. O tempo vai passando e, depois de alguns comprimidos e uma sensível melhora, os pacientes precisam voltar a cada 2 meses. Mas não se deixem enganar.  “O nosso tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda a parte”. De tal forma que alguns pacientes deverão retornar em 1 semana, outros em 2, outros em 3. 


"Vou te pedir que fique. Mesmo que o futuro seja de incertezas (...)"
Caio Fernandes de Abreu

 

Consultório

4 junho, 2020



Tem   consultório   novo   com iluminação ajustável 💡 e conforto acústico premium para criar um ambiente mais acolhedor.

 

Depressão: a arte da guerra

4 junho, 2020

 


Uns pareciam tristes, outros nem tanto.


Uns com o sentimento de culpa, outros de inutilidade.


Uns tinham algum prazer, outros nenhum.


Uns ficaram distraídos, outros meio indecisos


Uns ganharam peso, outros perderam.


Uns evoluíram com insônia, outros com hipersonia.


Uns pareciam lentificados, outros muito agitados.


Uns chegaram ao fundo do poço, outros jamais conseguiram sair.


Dados da OMS mostram  que  morrem aproximadamente 800 mil pessoas por ano em decorrência de suicídio. Nosso arsenal terapêutico nunca foi tão vasto e, ainda assim, todos os anos perdemos cerca de 800 mil combatentes.

Alguns desses soldados morrem sem receber tratamento. 


Se você está em sofrimento ou conhece alguém nessa situação, não tenha medo de procurar ajuda.



Dra Nadimme Caloba é Médica Psiquiatra 🧠 


Apaixonada por Neurocognição e outras coisas relacionadas ao Ser Humano 🚹

Gosta de dizer que Saúde Mental não é frescura, nem fraqueza, nem falta de Deus.


Clique aqui para outras informações

 

Vou ficar dependente de antidepressivos?

4 junho, 2020


Não! 

Não!

Não!

Nenhum antidepressivo provoca dependência. Mesmo que eles sejam usados por longos períodos.

O que às vezes pode ocorrer, após a retirada do remédio de forma abrupta e sem orientação, é a Síndrome da Descontinuação ou Síndrome da Retirada. 

"Quem vicia é Tarja Preta". É assim que são conhecidos os remédios que podem provocar dependência e que trazem uma tarja preta com a seguinte inscrição: 

VENDA SOB 

PRESCRIÇÃO MÉDICA

O ABUSO DESSE MEDICAMENTO PODE

CAUSAR DEPENDÊNCIA



Dra Nadimme é Médica Psiquiatra 🧠


Apaixonada por Neurocognição, Psiquiatria Geriátrica e outras coisas relacionadas ao Ser Humano 🚹.


Durante a graduação em Medicina, achava que se especializaria em Clínica Médica. Mas fez um estágio em Psiquiatria na Unesp e tudo mudou.

Ainda na universidade, ouviu dizerem que era muito estudiosa para cursar Psiquiatria. Desconsiderou os comentários, fez Residência em Psiquiatria na Faculdade de Medicina do ABC e Psicogeriatria na Universidade Federal de São Paulo. Conheceu um milhão de psiquiatras verdadeiramente estudiosos. Mas isso já é história para uma outra publicação.

 

Você não está sozinho(a)

31 maio, 2020



“Deixe tudo acontecer a você
Beleza e Terror
Apenas siga adiante
Nenhum sentimento é definitivo”

 Rainer Maria Rilke 


 

Fica decretado

31 maio, 2020



LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.


Art. 2° O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

 

Keep Calm and Fique em casa 🦠

31 maio, 2020


É tempo de Coronavírus, um tempo para pensarmos na coletividade. Evite sair de casa e aumentar as chances de propagação do vírus. O mundo todo agradece.

Assinado: Mundo


A Casa

Vinicius de Moraes

Era uma casa

Muito engraçada

Não tinha teto

Não tinha nada

Ninguém podia

Entrar nela, não

Porque na casa

Não tinha chão


Ninguém podia

Dormir na rede

Porque na casa

Não tinha parede

Ninguém podia

Fazer pipi

Porque penico

Não tinha ali


Mas era feita

Com muito esmero

Na Rua dos Bobos

Número Zero"

 

Assim é a vida

31 maio, 2020


Comprovando que existia vida antes da pandemia. E durante? Tem alguém aí? 🧟‍♀️

Eu já fui um fantoche, um pedinte, um pirata, um poeta, um peão e um rei

Eu já estive por cima, por baixo, por dentro e por fora” 

That’s Life

Clique aqui e agende uma teleconsulta

 

De uma alma inquieta para outra (alma inquieta)

31 maio, 2020




Prezado Coração Aflito,

Por um tempo incrivelmente longo, passei boa parte da minha vida convivendo com a angústia de não saber o que fazer. 

Os meus dias eram como os de Alice (aquela do País da Maravilhas): dias em que não sabia aonde ir e por isso qualquer caminho parecia servir.  

Primeiro, foram os estudos de química orgânica, regência verbal e cinética. Mais tarde, incontáveis páginas de clínica médica ou cirurgia. Sobrava pouco ou nenhum tempo para a obra  de Nietzche, dizendo que “a nossa vocação toma conta de nós, mesmo quando não a conhecemos”. Genial. Genial da parte dele. Se, ao menos, eu soubesse. 

E é por isso que estou aqui, escrevendo para você, de alma genuinamente inquieta. Considere esse meu post um pouco seu. “Onde quer que você esteja, esteja aí por inteiro”.  Entregue-se a todas as oportunidades. A sua função é caminhar com empenho. Cabe à sua vocação o trabalho de achar você.

E eu prometo, cedo ou tarde, ela irá achar você.

Palavra de psiquiatra.






Dra Nadimme é Médica Psiquiatra 🧠


Apaixonada por Neurocognição, Psiquiatria Geriátrica e outras coisas relacionadas ao Ser Humano 🚹


Durante a graduação em Medicina, achava que se especializaria em Clínica Médica. Mas fez um estágio em Psiquiatria na Unesp e tudo mudou.

Ainda na universidade, ouviu dizerem que era muito estudiosa para cursar Psiquiatria. Desconsiderou os comentários, fez Residência em Psiquiatria na Faculdade de Medicina do ABC e Psicogeriatria na Universidade Federal de São Paulo. Conheceu um milhão de psiquiatras verdadeiramente estudiosos. Mas isso já é história para uma outra publicação.


Clique aqui e conheça o meu perfil


 

Atenção para o meu post mais importante

31 maio, 2020


A depressão no idoso é sempre um desafio para os médicos. 

Tudo em depressão geriátrica é difícil. O diagnóstico é difícil. O tratamento é difícil. Os estudos são relativamente escassos.

Agora começa a parte "técnica" do texto. Mas se você não quiser ler, pule 4 casas e chegue ao último parágrafo.

Há muitas vezes um padrão diferente de sintomatologia que dificulta o diagnóstico nessa faixa etária. Os pacientes têm com frequência grande dificuldade em expressar as próprias emoções. Ao invés de manifestarem tristeza por meio de episódios recorrentes de choro, podem queixar-se de dores no corpo, cansaço ou insônia.

Testes sanguíneos, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética são alguns dos exames que precisam ser solicitados. Além disso, o profissional médico precisa estar habilitado para detectar e interpretar os resultados desses exames.

Não é incomum que a resposta aos medicamentos seja insatisfatória. Pacientes idosos são mais vulneráveis ao efeitos colaterais e têm maiores taxas de recaídas.

(ÚLTIMO PARÁGRAFO) ⚠️ A boa notícia é que existem por aí diversos psiquiatras especializados em psiquiatria geriátrica. Somos muitos. Gostamos de dizer que depressão não é frescura e nem coisa normal da idade.



Dra Nadimme é Médica Psiquiatra 🧠 


Apaixonada por Neurocognição, Psiquiatria Geriátrica e outras coisas relacionadas ao Ser Humano 🚹

Durante a graduação em Medicina, achava que se especializaria em Clínica Médica. Mas fez um estágio em Psiquiatria na Unesp e tudo mudou.

Não desistiu da Clínica Médica e por isso resolveu cursar Psiquiatria Geriátrica (Psicogeriatria). Mas isso já é história para uma outra publicação.


Clique aqui e veja outras informações

 

Teleconsulta e agora?

31 maio, 2020


Como funciona a nossa teleconsulta?

30 minutos antes da consulta, você receberá um link no whatsapp para iniciarmos o atendimento. Aproveite e verifique se o seu celular ou computador possui bateria suficiente para 1 hora de atendimento. Separe também toda a sua documentação médica (como resultado de exames, receitas prévias, etc), caso precise mostrar na consulta.

Caso haja prescrição de um medicamento, você receberá a receita do remédio no seu celular durante a teleconsulta. Basta ir à farmácia e mostrar o seu celular.

Ficou alguma dúvida? Escreve para a gente!

Ah, e boa teleconsulta! 👩🏻‍🦰🤳🏻

 

Eu, Eu Mesma e Irene

31 maio, 2020


"Leve seus pontos de vista a um oftalmologista. Se não adiantar, a um psiquiatra, que talvez saiba a resposta."

Shankara

Clique aqui e agende uma consulta

 

Diagnóstico: Borboletas no Estômago?

31 maio, 2020



A ansiedade é considerada uma doença quando traz sofrimento importante ou prejuízo para o indivíduo.

Não é borboletas no estômago.
Não é aquele empurrãozinho que faltava para você estudar.
Não é coisa da modernidade. Vem lá da Grécia Antiga. 

Os gregos que precisavam atravessar a floresta temiam encontrar o deus Pã. Acreditavam que esse deus era capaz de provocar um medo irracional, gritos e grande terror nos seres humanos. É daí a origem do termo “Pânico”, que mais tarde seria usado para nomear as crises.

Ainda está na dúvida se aquilo que sente é normal? 

Agende uma consulta com psiquiatra e descubra se essa sua ansiedade é caso de psicólogo, de psiquiatra e/ou de poesia.


Aprendizado

Anna Duarte

ainda falta descobrir a serenidade
ainda falta dominar a ansiedade
e aprender a esperar
ainda me falta pacificar
deixando o coração ficar mudo
ainda falta aprender quase tudo





Dra Nadimme é Médica Psiquiatra 🧠 


Apaixonada por Neurocognição, Psiquiatria Geriátrica e outras coisas relacionadas ao Ser Humano 🚹


Durante a graduação em Medicina, achava que se especializaria em Clínica Médica. Mas fez um estágio em Psiquiatria na Unesp e tudo mudou. 

Não desistiu da Clínica Médica e por isso resolveu cursar Psicogeriatria. Mas isso já é história para uma outra publicação.


Gosta de dizer que Saúde Mental não é frescura. 


Conheça outras informações

 

Morada (consultório)

31 maio, 2020


"Faço de mim
Casa de sentimentos bons
Onde a má fé não faz morada
E a maldade não se cria"
Forfun. 


Dra Nadimme é Médica Psiquiatra 🧠


Apaixonada por Neurocognição, Psiquiatria Geriátrica e outras coisas relacionadas ao Ser Humano 🚹


Durante a graduação em Medicina, achava que se especializaria em Clínica Médica. Mas fez um estágio em Psiquiatria na Unesp e tudo mudou.

Ainda na universidade, ouviu dizerem que era muito estudiosa para cursar Psiquiatria. Desconsiderou os comentários, fez Residência em Psiquiatria na Faculdade de Medicina do ABC e Psicogeriatria na Universidade Federal de São Paulo. Conheceu um milhão de psiquiatras verdadeiramente estudiosos. Mas isso já é história para uma outra publicação.

      

 

Localização 📍

28 maio, 2020


"Consultório: onde as emoções se derramam, os sonhos falam e as pessoas flutuam."

Bruno Fernandes Barcellos

 

Mais uma dose?

21 maio, 2020


Prezados Leitores,

Dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos revelam que no Brasil, entre os meses de março e abril, houve um aumento no consumo de uma medicação tarja preta pertencente à classe de benzodiazepínicos. Causa preocupação o potencial de dependência desses fármacos. 

Estamos adoecendo e não é da doença que você imagina.

A nossa principal enfermidade é mental.

"Tarja preta, pra mim, é censura.
Meu remédio sempre foi uma dose de loucura.
Uma dose de loucura, quer provar?
Provar o que e pra quem?
E se a cura for justamente
Não precisar provar mais nada a ninguém?"
Allan Dias Castro


 

Semeadores semearão

19 maio, 2020



Deixo aqui com vocês um resumo da Parábola do Semeador: 


“Na Parábola do Semeador Jesus falou sobre um homem que saiu a semear.


Enquanto o homem semeava, uma parte das sementes caiu ao pé do caminho. Então vieram as aves e comeram as sementes que caíram.


Outra parte das sementes caiu em meio às pedras, onde não havia terra suficiente. Essas sementes logo germinaram, mas foram queimadas rapidamente pelo sol, porque não tinham raízes.


Outra parte das sementes acabou caindo entre espinhos. Os espinhos cresceram e acabaram sufocando as sementes que tinham caído ali. 


Finalmente outra parte das sementes caiu em boa terra. Essas sementes germinaram, cresceram e deram fruto: um, a cem; outro, a sessenta; e outro, a trinta.” 


Eu desejo que nada neste mundo enfraqueça o seu entusiasmo com a semeadura. Ainda que só encontre solo rochoso e não produza frutos, é preciso não desanimar com o cultivo. 


Chegará o tempo de caminhar pelas boas terras, fazendo germinar as sementes.


Feliz Dia do Trabalhador!











Dra Nadimme é Médica Psiquiatra 🧠

Apaixonada por Neurocognição, Psiquiatria Geriátrica e outras coisas relacionadas ao Ser Humano 🚹


Durante a graduação em Medicina, achava que se especializaria em Clínica Médica, mas fez um estágio em Psiquiatria na Unesp e tudo mudou.

Não desistiu da Clínica Médica e por isso resolveu cursar Psicogeriatria. Mas isso já é história para uma outra publicação.


Gosta de dizer que Saúde Mental não é frescura. 


Conheça o meu perfil no Doctoralia


 

Curriculum Vitae

17 maio, 2020

Dra. Nadimme Caloba

  1. Coração de Manteiga
  2. Médica Psiquiatra
  3. Psicogeriatra
  4. Apaixonada por Neurocognição e outras coisas do Ser Humano
  5. Formação em ouvir, perceber, acolher e prescrever.

Cique aqui e agende uma consulta pelo Whatsapp


 

O vídeo que te falta (eu juro)

27 abril, 2020

"Posso ser de alguém e ao mesmo tempo ser de mim mesmo"

A Parte que Falta

 

Necessidades Especiais, really?

16 abril, 2020